Máscara facial de banana pode ajudar na saúde da sua pele?

 






A banana é uma das melhores frutas em potássio e fibra. No entanto, alguns dos benefícios das bananas vão além de simplesmente comê-las. De cabelo a cuidados com a pele, as máscaras de banana estão ganhando popularidade como remédios caseiros para uma variedade de problemas dermatológicos.


Acredita-se que uma máscara facial de banana pode melhorar sua pele devido à sua composição nutricional e ao conteúdo de sílica. No entanto, esses benefícios não foram amplamente estudados em ambientes clínicos.


Leia mais sobre as reivindicações e veja como você pode criar com segurança uma máscara facial de banana em casa.

Benefícios da máscara facial de banana

Ao considerar os usos tópicos para bananas, um dos ingredientes mais notáveis é a sílica, um parente do silicone. Os proponentes afirmam que a sílica nas bananas pode ajudar a aumentar a produção de colágeno, as proteínas naturais que ajudam a manter a pele hidratada e macia.

Veja também :


13 alimentos que ajudam seu corpo a produzir colágeno

As bananas contêm nutrientes, alguns dos quais podem ajudar na saúde da pele. Esses incluem:


potássio

vitamina B-6

vitamina C

vestígios de vitamina A


Máscara facial de banana para combater rugas

Conforme você envelhece, é natural perder colágeno na pele. As perdas de colágeno podem tornar a pele menos rígida e podem aumentar a aparência de linhas finas e rugas.


Acredita-se que uma máscara facial de banana pode ajudar a aumentar o colágeno através da sílica, reduzindo assim o aparecimento de rugas. Mais estudos são necessários para pesquisar a conexão.


Máscara facial de banana para pele brilhante

As bananas são ricas em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres no corpo. A aplicação de antioxidantes na pele pode ajudar a protegê-la dos danos dos radicais livres. Você também pode ficar com a pele mais brilhante. Mais pesquisas são necessárias a esse respeito.


Máscara de banana para acne

Embora as bananas não tenham os mesmos ingredientes anti-espinhas que o óleo da árvore do chá, peróxido de benzoíla ou ácido salicílico, acredita-se que elas ajudem na acne ao reduzir a inflamação da pele causada pela vitamina A. Os fenólicos nas bananas também podem conter antimicrobianos para tratar lesões de acne.


Máscara facial de banana para cicatrizes de acne

Os proponentes afirmam que as bananas podem reduzir a hiperpigmentação da Fonte Confiável na pele com a ajuda das vitaminas A e C. Isso pode beneficiar as cicatrizes de acne e também as manchas solares.


Máscara facial de banana para proteção solar

Embora uma máscara facial não possa substituir o seu protetor solar diário, as bananas contêm antioxidantes que podem aumentar a capacidade natural da sua pele de prevenir os danos do sol. As vitaminas A, C e E são as mais notáveis.


Máscara facial de banana para pele seca

Algumas pessoas afirmam que as bananas podem ajudar a secar a pele. Isso pode estar relacionado ao teor de vitamina B-6 e potássio. Mais pesquisas são necessárias.



Precauções e potenciais efeitos colaterais

Embora incomum, é possível desenvolver uma reação alérgica a este tipo de máscara facial. Se você conhece alergia à banana ou ao látex, deve evitar uma máscara facial de banana. As alergias ao pólen também podem colocá-lo em risco de ter alergias à banana.


Os sinais de uma reação alérgica à máscara facial de banana podem incluir:


comichão na pele

erupção cutânea vermelha ou urticária

inchaço da pele

espirros

respiração ofegante e outros sintomas de asma

Também é possível ter uma reação alérgica severa a bananas. Esta é uma condição com risco de vida conhecida como anafilaxia, que requer ajuda médica de emergência. Os sintomas incluem dificuldades respiratórias, inchaço facial e desmaios.


As bananas estão relacionadas com outras frutas e vegetais da família do látex. Tenha cuidado extra com bananas se você já teve uma reação a:


maçãs

abacates

kiwi

batata

tomate

salsão

cenouras

melões

mamão

castanhas




Como fazer e aplicar uma máscara facial de banana

O ingrediente chave em qualquer máscara facial de banana é uma banana madura amassada. Algumas pessoas também esfregam cascas de banana na pele, mas esta não é a mesma técnica que uma máscara facial de banana.


Você também pode aumentar os efeitos adicionando outros ingredientes, dependendo de quais são seus objetivos de cuidados com a pele. Diz-se que purê de banana funciona bem com os seguintes ingredientes:


mel, para pele seca, oleosa e acne

argila, para absorver o excesso de óleo e purificar os poros

pequenas quantidades de suco de limão ou laranja, para ajudar a clarear cicatrizes

purê de abacate, para ajudar a repor a umidade

iogurte, para hidratação e efeitos calmantes

açafrão em pó, para reduzir manchas escuras e acne, aumentando o brilho

Depois de ter os ingredientes desejados, siga estas etapas:


Misture todos os ingredientes em uma tigela, adicionando água quando necessário para criar uma textura espessa.

Afaste o cabelo do rosto para evitar que a banana fique presa nele.

Aplique na pele limpa e seca em uma camada uniforme.

Deixe por 10 a 15 minutos antes de enxaguar com água morna.

Seque a pele com palmadinhas e continue com um hidratante.

Repita duas a três vezes por semana.

Consulte um dermatologista se sentir qualquer vermelhidão ou erupção após o uso. Você pode considerar fazer um teste de remendo com antecedência para ter certeza de que não tem nenhuma sensibilidade.


Leve embora

Junto com bons hábitos de cuidado da pele, usar uma máscara facial algumas vezes por semana pode ajudar a saúde geral de sua pele. Uma máscara de banana é apenas uma das muitas opções à sua escolha. A ciência por trás das bananas e seus supostos benefícios para a pele ainda está faltando.


Use uma máscara facial de banana com cuidado se tiver histórico de sensibilidades ou alergias à fruta ou ao látex. Converse com um dermatologista se você não estiver vendo os resultados desejados.



Revisado clinicamente por Cynthia Cobb, DNP, APRN - Escrito por Kristeen Cherney em 6 de dezembro de 2019

 Fonte https://www.healthline.com/


Comentários