Colágeno caseiro funciona ?

 



O que você acha de colágeno caseiro?


O colágeno é uma proteína presente em todo o corpo humano, responsável por manter a elasticidade da pele, cabelos e unhas. A partir dos 25 anos, a produção de colágeno no corpo começa a diminuir, o que pode resultar em rugas, flacidez, queda de cabelo e unhas quebradiças. Para combater esses efeitos do envelhecimento, muitas pessoas recorrem a suplementos de colágeno industrializados ou até mesmo a alimentos que contenham essa proteína em sua composição. Mas, e o colágeno caseiro? Ele funciona?


Tipos de colágeno caseiro


Existem vários tipos de colágeno caseiro, que podem ser extraídos de diferentes partes de animais, como pé de galinha, tutano de boi e gelatina. Esses colágenos caseiros podem ser consumidos em forma de caldo ou adicionados a receitas de alimentos, como pudins, tortas e sopas.


O colágeno caseiro pode ser uma opção mais acessível para quem busca os benefícios dessa proteína. No entanto, é importante ressaltar que a quantidade e a qualidade do colágeno presente nesses alimentos podem variar bastante, e seu corpo pode ter dificuldade em absorver proteínas grandes como o colágeno não hidrolisado.


Colágeno industrializado


Por outro lado, o colágeno industrializado é produzido em laboratório e pode ser encontrado em várias formas, como pó, cápsulas, comprimidos e líquidos. O colágeno hidrolisado é uma forma mais facilmente absorvida pelo organismo, pois passa por um processo que quebra as proteínas em partículas menores, aumentando a sua biodisponibilidade.


Além disso, muitos suplementos de colágeno industrializados contêm vitaminas e minerais que ajudam na absorção e na produção de colágeno no corpo. Os suplementos também oferecem a vantagem de serem mais fáceis de consumir e de controlar a quantidade exata de colágeno que você está ingerindo.


Horário e quantidade adequados


Para obter os melhores resultados com o colágeno, é importante consumi-lo na quantidade adequada e no horário certo. A quantidade ideal pode variar de acordo com a idade, o peso e as necessidades individuais de cada pessoa, mas geralmente recomenda-se uma dose diária de 8 a 10 gramas.


O horário mais indicado para consumir o colágeno é pela manhã, em jejum, ou à noite, antes de dormir. Isso porque o colágeno é melhor absorvido pelo organismo quando não está competindo com outros nutrientes presentes nos alimentos.


Benefícios do colágeno


O colágeno é conhecido por seus benefícios para a pele, cabelos e unhas, mas também pode ter efeitos positivos em outras áreas do corpo. Alguns dos principais benefícios do colágeno incluem:


Melhora da elasticidade e da hidratação da pele, reduzindo rugas e flacidez;

Fortalecimento das unhas e cabelos, prevenindo quebras e quedas;

Melhoria da saúde das articulações e dos ossos, reduzindo a dor e aumentando a flexibilidade;

Apoio ao sistema digestivo, ajudando a reparar o revestimento do intestino e reduzindo a inflamação;

Aumento da massa muscular e força, especialmente em pessoas mais velhas;

Melhoria da saúde do coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;

Apoio ao sistema imunológico, ajudando a fortalecer as defesas do corpo contra infecções.


No entanto, é importante notar que muitos desses benefícios ainda estão sendo estudados e que os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Além disso, é sempre recomendável falar com um profissional de saúde antes de tomar qualquer suplemento ou fazer mudanças significativas em sua dieta.

Comentários